Especial: Cheiro de novos sucessos nacionais da Disney?

Durante toda a década de 90, a programação infantil na TV aberta era dominada pelas loiras e belas apresentadoras como Xuxa, Eliana e Angélica que divertiam as crianças de todo o Brasil com brincadeiras, jogos e muitos desenhos animados. Mas não foram apenas as loiras que dominaram a TV, o fim da década de noventa foi marcado com o surpreendente programa feito pela parceria Disney e SBT. Agora a Disney Brasil volta a apostar em produções nacionais baseadas em sucessos internacionais, mas será que o mesmo sucesso vai se repetir?

No dia 28 de abril de 1997, estreou no SBT o Disney Club, primeiro programa da parceria entre o SBT e a Walt Disney Company. De segunda a sexta-feira, das 18h às 19h, o canal de Sílvio Santos apostou na programação infantil no seu horário noturno para bater de frente com as novelas e telejornais que sempre eram exibidos no horário.


No programa, Juca (Diego Ramiro), Guelé (Leonardo Monteiro) e Macarrão (Caíque Benigno) fundaram juntos uma TV pirata que todas as tardes invadia a transmissão da programação do SBT para exibirem desenhos para os ultra-jovens, pois para os fundadores do CRUJ, ninguém era criança, todos eram ultra-jovens e mereciam respeito. Para os que não lembram-se, o nome CRUJ vem de Comitê Revolucionário Ultra-Jovem.


Por se tratar de uma transmissão pirata, os três garotos tinham que usar disfarces e codinomes para não serem descobertos por agentes da TV. Juca, o presidente do CRUJ, era conhecido como Caju, seu irmão Guelé ganhou o apelido de Chiclé, por gostar de chicléte de goma de mascar, já Macarrão ficou conhecido como Macaco, por sua máscara de macaco.

Além de exibir desenhos, a idéia principal era de montar um clube, aonde todo ultra-jovem seria respeitado e poderia desabafar sobre todas as injustiças que sofriam com os pós-ultra-jovens e ultra-velhos. Todos os dias, eles recebiam diversas cartas de crianças de todo o Brasil e tentavam dar conselhos para que eles pudessem ser respeitados.

Menos de dois meses após a estréia do programa, uma menina invadiu o comite, para dar um toque feminino, então Malu (interpretada por Jussara Marques) cai de pára-quedas (literalmente) dentro do comitê. Os garotos então a apelidaram de Maluca, por seu gosto exagerado e feminino, mas ela sempre avisa a todos que ela não era maluca, que era apenas seu codinome. “Eu não sou maluca! Meu codinome que é Maluca“.

Dois anos de programa se passaram e no dia 28 de abril de 1999, foi exibido um programa especial, que contou com a participação de Carla Perez, Vinny, Osaka “O Ilusionista”, Beto Carreiro e cerca de 30 ultra-jovens que se espremeram no porão abandonado aonde era gravado o programa.

A partir do segundo ano do programa, dois novos personagens entraram durante o ano. Em maio, uma nova garota entrou no CRUJ, a amiga de escola do Guelé, Ana Paula (Danielle Lima) vai fazer um trabalho com ele e descobre por acaso o esconderijo secreto. No mesmo mês, o companheiro Macaco deixa o programa, pois seu pai consegue um novo emprego no Paraná, fazendo com que toda a família deixe a cidade de São Paulo, mas antes de partir, ele deu a Pipoca o comando do “play”, que por dois anos era dele. No mês Outubro, um menino rico do interior de São Paulo, chamado Frederico (Murilo Troccoli), cai do céu de pára-quedas, também, e se apresenta para todos como Rico.

O programa foi ao ar até o dia 19 de janeiro de 2001, sendo exibido mais de 930 programas exibidos de segunda à sexta. Após a antena principal dar defeitos e os integrantes necessitarem de férias, o programa deixou de ser apresentado, até o dia 14 de abril de 2001, quando o programa voltou a ser exibido, agora aos sábados apenas, mas com várias mudanças.

A primeira delas foi que Rico, deixou o programa, pois seus pais voltaram a viver apenas em Miami. Outra novidade foi à mudança de nome do programa, que passou a ser chamado de “Disney CRUJ“, substituído o termo “Club“. Além disso, o programa ganhou dois novos personagens, o pasteleiro Paracleto (Ary França) e Maya (Marisol Ribeiro), uma bela garota por quem Juca era apaixonado.

No aniversário de 4 anos do programa, Caju surpreende a todos largando à presidência e entregando o cargo para Chiclé, seu irmão. Nessa nova fase, também existe a TRUB (Turma da Rua de Baixo), rivais dos integrantes do CRUJ, que eram vividos pelos mesmos atores (Diego, Lenardo, Jussara e Danielle). A líder da TRUB era Carla Carcará (Jussara Marques) que tinha como objetivo descobrir a verdadeira identidade dos membros do CRUJ, mas todos os seus planos davam errados, graças ao atrapalhado Ramela (Diego Ramiro).

Em 2002, o programa passa por grandes mudanças quando Marisol Ribeiro deixa o programa e o fim da TRUB, que acontece com a chegada de Sputnik (Diegho Kozievitch), um garoto que cai do céu em cima do Guelé, criando um clima de aventura no programa, que desde o ano de 2001, já não era mais focado nas crianças e havia se transformado numa série para jovens.

O personagem de Ary França, o Paracleto, ganha mais destaque na série, pois ele na verdade ele se chamava Otel Carap (Paracleto invertido), um ex-agente da TV, que nas décadas de 60 e 70 era um garoto gênio, que assim como Caju, também tinha criado uma TV pirata, mas foram pegos pelos agentes da TV.


Em 2002, começam a surgir os boatos de que o “Cruj” seria tirado da grade do SBT de 2003, por ordens de Silvio Santos, mas ninguém nunca confirmou tal história, mesmo todos sabendo que as últimas mudanças, principalmente as do dia de exibição (sábados), haviam acabado com o programa. No mês de dezembro do mesmo ano, é exibido o último programa aonde os agentes da TV fogem e sem saber quem verdadeiramente é, Sputnik recebe o nome de Max. O programa acaba sem um final, já que na semana seguinte voltam a ser reprisados os episódios do início do ano, até o dia 12 de outubro de 2003, quando o programa deixa a grade do SBT.


O ponto alto do CRUJ sempre foram os desenhos, que eram exibidos durante o programa. Nesses cinco anos de programa, os fãs conferiram “101 Dálmatas”, “Aladdin”, “Ana Pimentinha”, “A Turma do Pateta”, “Bonkers”, “Buzz Lightyear do Comando Estelar”, “Carmen Sandiego”, “Doug”, “Hércules”, “Hora do Recreio”, “Marsupilami”, “Mickey e Seus Amigos”, “O Garoto Bugiganga”, “OK Mundongo da Disney”, “Os Pesadelos de Ned”, “Os Super Patos”, “Tico & Teco e os Defensores da Lei”, “Timão e Pumba”, “TV Quack Pack”, “Sardinha e Filé”, entre outros.

Dirigido por Renato Fernandes e criado por Cao Hamburguer (que deixou o programa em outubro de 1997, seis meses depois da estréia, mas em seu lugar ficou a roteirista Cláudia Dalaverde), o Disney Club ou Disney Cruj, foi um verdadeiro sucesso no ano que estreou, ganhando o prêmio da APCA em 1997, como “Melhor Atração Infantil de Televisão“. O programa originalmente foi criado no início da década de 90, na Europa e foi exibido em mais de 30 países, como Espanha, França, Índia, China e Austrália.

ELENCO DO DISNEY CRUJ
Diego Ramiro – Juca (Caju)
Leonardo Monteiro – Guelé (Chiclé)
Caíque Benigno – Macarrão (Macaco)
Jussara Marques – Malu (Maluca)
Danielle Lima – Ana Paula (Pipoca)
Murilo Trocolli – Frederico (Rico)
Ary França – Paracleto
Marisol Ribeiro – Maya
Diegho Kozievitch – Sputnik

SITE OFICIAL DO PROGRAMA

CONFIRA UM TRECHO DO PRIMEIRO
EPISÓDIO DO “DISNEY CLUB”

Link: http://www.youtube.com/watch?v=eskp1hIn2W0

Sete anos se passaram e a Disney Brasil surpreende a todos com o anúncio de duas novas produções totalmente brasileiras. Amanhã, dia 23 de Março, o Disney Channel e o Playhouse Disney Channel, exibem o primeiro episódio dos seriados “A Floricultura da Nana” (voltado ao público infantil) e “Quando Toca o Sino“, voltado ao público adolescente.

Na última sexta-feira, 20 de março, às 17h, foi ao ar o primeiro episódio de “A Floricultura da Nana“, no Playhouse Disney Channel. Uma série de produção original dedicada à crianças entre 3 e 6 anos de idade. Protagonizada por Itauana Ciribelli, o seriado desenvolve situações cotidianas de maneira didática e encantadora, e o humor está presente em cada um dos episódios que estimulam a imaginação, os bons modos e a amizade entre todos os personagens.


Além de Itauana, vamos conhecer novos amigos como Larissa Murai (Larissa), Sabido e Rodrigo Frampton (o Homem), que reúnem-se sempre na floricultura para ajudar a compreender e solucionar problemas, para cantar canções e se divertir resolvendo enigmas. De acordo com a Disney Brasil, “o programa é um lugar alegre, natural e colorido, no qual, todos estão convidados“.

A estréia também vai acontecer no Disney Channel, a partir de amanhã, dia 23 de março, quando passa a ser exibido todos os dias, antes da exibição de “A Casa do Mickey Mouse“, dentro do bloco Playhouse.

CONHEÇA OS PERSONAGENS:
Nana: a dona da floricultura. Enquanto faz seus deveres não perde a oportunidade de se divertir ao buscar soluções para as aventuras e desventuras do seu amigo Sabido. Cada momento é uma oportunidade para viver, junto com o seu amigo, as situações mais engraçadas.

Sabido: uma toupeira amiga que passa os dias ao lado da Nana na floricultura, porque para ele não há lugar melhor. Tem um mundo todo a descobrir.

Larissa (Lalá): uma vizinha da floricultura que adora música, está aprendendo a tocar violão e divide esta paixão com a Nana. Sempre passa pela floricultura para se divertir e cantar com os seus amigos.

Homem: aparece com o objetivo de solucionar cada situação. É um personagem múltiplo que representa todos os homens do mundo, vivendo diferentes personagens: operário, fotógrafo, mensageiro ou escultor. Não tem um nome que o identifique, adapta-se de acordo com o necessário, seja ele um personagem real ou de fantasia.

FICHA TÉCNICA:
Idéia do programa: Playhouse Disney América Latina.
Produzido por: Playhouse Disney/ Disney Channel em conjunto com a produtora FrameZero. O programa foi realizado totalmente em Alta Definição (HD).
Onde e Quando foi gravado: ambas as versões (espanhol e português) foram gravadas durante os meses de outubro e novembro de 2008, em Buenos Aires, Argentina.
Quantidade: 26 episódios. (Temporada 1).
Duração: 5 minutos.

Outra grande estréia, que acontece na noite dessa segunda, é a versão brasileira do seriado “Quelli dell´Intervallo“, criado pelo Disney Channel Itália no ano de 2004. Adaptada pelos canais Disney Channel do Australia, Reino Unido, Singapura, Alemanha, Espanha, França, India, Russia, China, Japão, Korea do Sul, entre outros, ficou mundialmente conhecido quando os Estados Unidos fez sua versão, chamada “As the Bell Rings“, que trazia a atriz e cantora, Demi Lovato, como a protagonista Charlotte Adams, em 2007. A versão americana chegou aos canais Disney do Brasil no dia 09 de Junho de 2008, um mês antes da estréia de “Camp Rock“, protagonizado também por Demi.

A versão original, produzida na Itália já está em sua 5ª temporada, tendo estreado em Setembro de 2005 e que já apresentou mais de 310 episódios até hoje. Já nos Estados Unidos, o seriado se encontra em sua terceira temporada, mas não traz mais Demi Lovato como protagonista, já que a atriz só participou da primeira temporada.


A versão brasileira foi batizada de “Quando Toca o Sino” e todas as gravações aconteceram em São Paulo, no mês de Setembro de 2008. No elenco, os ex-participantes do programa “High School Musical: A Seleção“, que protagonizam essas novas aventuras que começam quando o sino do intervalo toca. De acordo com a Disney, o seriado apresenta nove amigos de escola que se encontram sempre nos intervalos das aulas para discutir e enfrentar situações típicas do dia-a-dia de um adolescente, sempre com muito humor.

O elenco é formado por Beatriz Machado, Bernardo Falcone, Carol Calheiros, Eduardo Gil, Lenora Hage, Moroni Cruz, Pamela Otero e Samuel Nascimento. Além dos oito, boa parte dos 36 episódios que foram gravados conta com a participação especial de Karol Cândido, que viverá uma cantora muito famosa, que aparece na escola apenas em época de provas. Olavo Cavalheiro (que viverá Arnaldo) e Robson Nunes também devem aparecer em alguns episódios.

A versão norte-americana de “Quando Toca o Sino“, apresenta episódios de 2 a 5 minutos, enquanto a versão brasileira teve 36 episódios já gravados com uma média de 12 minutos de duração cada um. Além de todas as novidades referentes ao seriado, assim como aconteceu com o extinto Disney Cruj, a Disney lança agora em Abril a trilha sonora original de “Quando Toca o Sino“, que apresenta canções solos de cada integrante, além de canções em conjunto, como “La Vou Eu“, apresentado ao público no dia 31 de Dezembro, no Disneyllon 2008. Canções como “Shadow”, “Could You Be the One?” e “All You Gotta Do”, devem ser interpretadas pelo elenco nacional.

De acordo com boatos, existe chances até mesmo do seriado brasileiro ser dublado em espanhol e ser exibido em toda a América Latina, já que até agora, eles não se mobilizaram para a produção nacional deles. Além disso, rolam mais boatos que se tudo der certo, “Quando Toca o Sino” e “A Floricultura da Nana“, não serão as únicas produções Disney, já que a Disney Brasil pode já estar pensando na criação de novas versões de outros seriados famosos do Disney Channel. Mas fica bem claro, que a Disney Brasil não se pronunciou sobre o assunto, sendo que são apenas boatos que correram durante toda a produção do seriado.

Quando Toca o Sino” estréia amanhã, dia 23 de Março, no Disney Channel e será exibido de segunda a sexta, durante o programa Zapping Zone, que vai ao ar das 17h30 até as 20h, sendo re-exibido, por volta das 00h.



ELENCO NACIONAL DE “QUANDO TOCA O SINO”:
Alice – Beatriz Machado
Ana – Lenora Hage
Cadu – Eduardo Gil
DJ (apelido de Dejair) – Samuel Nascimento
Duda – Carol Calheiros
Fred – Bernardo Falcone
Isabela – Pamela Otero
Paola – Karol Cândido
Rodes – Moroni Cruz

Para marcar a estréia da versão nacional de “Quando Toca o Sino” e “A Floricultura da Nana”, é claro que o Planeta Disney preparou uma grandes surpresas para todos vocês, amanhã todos poderão curtir várias novidades sobre os novos seriados. “Cruj, Cruj, Cruj, Tchau!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: