Especial Alan Menken: Uma Lenda Viva

Galera, estréia hoje, dia 06 de Abril, o mais novo especial do Planeta Disney. Depois do sucesso que foi o Diário do High School Musical: A Seleção, convidamos a amiga Vivi Ferreira para falar um pouco sobre um grande nome dos musicais Disney, Alan Menken. Durante algumas semanas, vocês irão conhecer um pouco de sua vida e carreira nesse especial quinzenal que vai animar ainda mais a todos vocês. Divirta-se e boa leitura.


PARTE 01: BIOGRAFIA

Alan Menken é uma lenda viva. Pode parecer injusto se pensarmos que ele compôs menos de 15 trilhas para o cinema, mas totalmente plausível pelo que Alan fez na animação, e pelo seu grande sucesso na década de 90. São 8 oscars, 7 globos de ouro, e 10 grammys, que são o suficiente para mostrar o valor deste pequeno grande homem eterno pelas trilhas de “A Pequena Loja dos Horrores”, “A Pequena Sereia”, “A Bela e a Fera”, “Aladdin”, “Pocahontas”, “O Corcunda de Notre Dame”, “Hercules” e o grande recente sucesso da Disney “Encantada”.

Claro que dentro dos estúdios Disney não podemos desmerecer os grandes compositores que ajudaram as trilhas serem tão especiais, como Frank Churchill, Oliver Wallace, Paul J. Smith, George Bruns, os Irmãos Sherman além de outros diversos compositores que eu não consigo lembrar no momento. Enfim, todos eles foram fantásticos em suas épocas, mas o que Alan conseguiu fazer, foi tão forte, mas tão forte, que dizer que ele foi sim o grande compositor da Disney não é nada mais do que a verdade.

Vamos lá… Alan nasceu em uma família de dentistas, onde ele tinha tudo para ser mais um dentista… mas a paixão pela musica existiu desde a sua infância, estudando violino e piano desde pequeno. Ele até se preparou para medicina, mas o amor pela musica falou mais alto, e formado em Artes pela New York University, ele resolveu seguir então a carreira musical. Foi então, ao participar da Oficina Lehman Engel de Teatro Musical na BMI que ele se apaixonou de vez pela musica e acabou encontrando o seu grande amigo e parceiro musical: o genial Howard Ashman. Houve um momento de sua vida onde ele trabalhou como compositor, sendo que só em 79 ele conseguiu uma montagem do musical God Bless You, Mr. Rosewater, que foi muito bem recebido. Mas foi o musical “A Pequena Loja dos Horrores” que mudaria a sua vida para sempre. Lançado na década de 80, a comédia de um homem introspectivo que encontra uma planta alienígena que começa chamar atenção no bairro de Skid Row foi um grande sucesso, onde Howard Ashman não só escreveu as letras das canções como também dirigiu o musical…alias ele sempre foi conhecido pela sua versatilidade. E com o grande sucesso de “A Pequena Loja dos Horroress” houve então a proposta do musical se transformar em filme.

Sob a direção do querido e criativo Frank Oz (de “Será que ele é?” e “Os picaretas”) o filme teve considerável sucesso na época e ainda arrebatou 2 indicações ao oscar, nas categorias de melhores efeitos visuais, e a primeira indicação ao oscar de Alan, em melhor canção pela ótima “Mean Green Mother from Outer Space”, que causou polemica pelo fato de não poder ter sido apresentada no Oscar, devido seu “conteúdo impróprio”. A musica perdeu o Oscar (para a classica “Take my breath away” do filme Top Gun), mas foi o suficiente para lançar Menken e Ashman aos olhos do mundo.


4 Respostas to “Especial Alan Menken: Uma Lenda Viva”

  1. kaochi Says:

    Otimo post!! O Alan Menken é realmente uma lenda!!

  2. kaochi Says:

    Otimo post!! O Alan Menken é realmente uma lenda!!

  3. Carolina Says:

    Viva Alan!!!! ÊÊÊ!!!!!

    Um dia vo u ser que nem ele*sonha*

  4. Carolina Says:

    Viva Alan!!!! ÊÊÊ!!!!!

    Um dia vo u ser que nem ele*sonha*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: